Deuteronômio 16:19

Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas; porquanto a peita cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos.
Compartilhar:

Outras Versões

ARA - Almeida Revista Atualizada 1993

Não torcerás a justiça, não farás acepção de pessoas, nem tomarás suborno; porquanto o suborno cega os olhos dos sábios e subverte a causa dos justos.

ARC - Almeida Revista Corrigida 1995

Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem tomarás suborno, porquanto o suborno cega os olhos dos sábios e perverte as palavras dos justos.

JFAA - João Ferreira de Almeida Atualizada

Não torcerás o juízo; não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas; porque a peita cega os olhos dos sábios, e perverte a causa dos justos.

JFAA1987 - João Ferreira de Almeida Atualizada 1987

Não torcerás a justiça, não farás acepção de pessoas, nem tomarás suborno; porquanto o suborno cega os olhos dos sábios e subverte a causa dos justos.

JFAC1948 - João Ferreira de Almeida Corrigida 1948

Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem tomarás suborno, porquanto o suborno cega os olhos dos sábios e perverte as palavras dos justos.

AA - Almeida Revisada Imprensa Bíblica

Não torcerás o juízo; não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas; porque a peita cega os olhos dos sábios, e perverte a causa dos justos.

KJ1999 - King James Atualizada 1999

Não perverterás o direito, não farás acepção de pessoas nem aceitarás suborno, pois a corrupção cega até os olhos dos sábios juízes, e prejudica a causa dos justos.

NAA - Nova Almeida Atualizada

Vocês não devem torcer a justiça, não devem tratar as pessoas com parcialidade, nem aceitar suborno, porque o suborno cega os olhos dos sábios e subverte a causa dos justos.

NTLH - Nova Tradução na Linguagem de Hoje

Não serão injustos nas suas sentenças; tratarão todos igualmente e não aceitarão suborno. O suborno faz com que homens sábios e honestos fiquem cegos e dêem sentenças injustas.

NVI - Nova Versão Internacional

Não pervertam a justiça nem mostrem parcialidade. Não aceitem suborno, pois o suborno cega até os sábios e prejudica a causa dos justos.

NVT - Nova Versão Transformadora

Nunca distorçam a justiça nem mostrem parcialidade. Nunca aceitem subornos, pois eles cegam os olhos dos sábios e corrompem as decisões dos íntegros.

Imagem do Versículo

Imagem do versículo
Baixar Imagem

Contexto

18 Juízes e oficiais porás em todas as tuas cidades que o Senhor teu Deus te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com juízo de justiça.

19 Não torcerás o juízo, não farás acepção de pessoas, nem receberás peitas; porquanto a peita cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos.

20 A justiça, somente a justiça seguirás; para que vivas, e possuas em herança a terra que te dará o Senhor teu Deus.

Referências Cruzadas

Êxodo 18:21 Pentateuco

E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez;

Êxodo 23:2 Pentateuco

Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito.

Êxodo 23:3 Pentateuco

Nem ao pobre favorecerás na sua demanda.

Êxodo 23:8 Pentateuco

Também suborno não tomarás; porque o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos.

Não farás injustiça no juízo; não respeitarás o pobre, nem honrarás o poderoso; com justiça julgarás o teu próximo.

Não discriminareis as pessoas em juízo; ouvireis assim o pequeno como o grande; não temereis a face de ninguém, porque o juízo é de Deus; porém a causa que vos for difícil fareis vir a mim, e eu a ouvirei.

Pois o Senhor vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;

Juízes e oficiais porás em todas as tuas cidades que o Senhor teu Deus te der entre as tuas tribos, para que julguem o povo com juízo de justiça.

Não perverterás o direito do estrangeiro e do órfão; nem tomarás em penhor a roupa da viúva.

1 Samuel 8:1 Livros Históricos

E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel.

1 Samuel 8:3 Livros Históricos

Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.

1 Samuel 12:3 Livros Históricos

Eis-me aqui; testificai contra mim perante o Senhor, e perante o seu ungido, a quem o boi tomei, a quem o jumento tomei, e a quem defraudei, a quem tenho oprimido, e de cuja mão tenho recebido suborno e com ele encobri os meus olhos, e vo-lo restituirei.

Salmos 15:5 Livros Poéticos

Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.

Provérbios 15:27 Livros Poéticos

O que agir com avareza perturba a sua casa, mas o que odeia presentes viverá.

Provérbios 17:23 Livros Poéticos

O ímpio toma presentes em secreto para perverter as veredas da justiça.

Provérbios 18:5 Livros Poéticos

Não é bom favorecer o ímpio, e com isso, fazer o justo perder a questão.

Provérbios 24:23 Livros Poéticos

Também estes são provérbios dos sábios: Ter respeito a pessoas no julgamento não é bom.

Provérbios 31:5 Livros Poéticos

Para que bebendo, se esqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos.

Eclesiastes 7:7 Livros Poéticos

Verdadeiramente que a opressão faria endoidecer até ao sábio, e o suborno corrompe o coração.

Ezequiel 22:12 Profetas Maiores

Presentes receberam no meio de ti para derramarem sangue; usura e juros ilícitos tomaste, e usaste de avareza com o teu próximo, oprimindo-o; mas de mim te esqueceste, diz o Senhor Deus.