Sião é sinônimo de cidade de Deus e é um lugar que Deus ama. Esse lugar é Jerusalém. O Monte Sião é a colina alta sobre a qual Davi construiu uma cidadela. É localizado no lado sudeste da cidade.

Veja o que está escrito em Salmo 87:2-3

O SENHOR ama as portas de Sião, mais do que todas as habitações de Jacó. Coisas gloriosas se dizem de ti, ó cidade de Deus. (Selá.)

O que é Sião? Qual é o significado bíblico de Sião?
Sião na Bíblia

Qual é o significado bíblico?

A palavra Sião ocorre mais de 150 vezes na Bíblia e significa, essencialmente, "fortificação", tem a ideia de ser "levantado" como um "monumento". Ela também é descrita como a cidade de Davi e a cidade de Deus. Desse modo, à medida que a Bíblia avança, a palavra se amplia e assume um significado espiritual.

A primeira menção aparece na Bíblia em 2 Samuel 5:7: "Davi capturou a fortaleza de Sião, que é a cidade de Davi". Sião foi originalmente uma antiga fortaleza jebusita na cidade de Jerusalém. Depois da conquista da fortaleza por Davi, Jerusalém se tornou uma possessão de Israel. Posteriormente, o palácio real foi construído lá, e Sião/Jerusalém se tornou a sede do poder no reino de Israel.

Sião no Antigo Testamento

Quando Salomão construiu o templo em Jerusalém, o significado expandiu ainda mais por incluir a área do templo (Salmos 2:6; 48:2, 11-12; 132:13). Então, esse é o significado encontrado na profecia de Jeremias 31:6, "Vem, subamos a Sião ao SENHOR nosso Deus." No Antigo Testamento, Sião é usado como um nome para a cidade de Jerusalém (Isaías 40:9), para a terra de Judá (Jeremias 31:12) e também para a nação de Israel, como um todo (Zacarias 9:13).

Por outro lado, a palavra Sião também é usada em um sentido teológico ou espiritual nas Escrituras. No Antigo Testamento, refere-se figurativamente a Israel como o povo de Deus (Isaías 60:14)

Sião no Novo Testamento

No Novo Testamento a palavra refere-se ao reino espiritual de Deus. "Não chegamos ao monte Sinai, diz o apóstolo, mas ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial" (Hebreus 12:22). Pedro, ao citar Isaías 28:16, refere-se a Cristo como a pedra angular de Sião: "Vede, ponho uma pedra em Sião, uma pedra angular escolhida e preciosa, e quem nela confia nunca será envergonhado" (1 Pedro 2:6).

Essa região do Monte é o centro de muita disputa atualmente. Contudo, a Bíblia é clara ao afirmar que, um dia, ela será a única posse do Senhor Jesus e Sião - a nação e cidade - será restaurada. Veja os versículos que comprovam essa verdade:

"Desperta, desperta, veste-te com as tuas forças, ó Sião; veste-te nas tuas formosas vestes, ó Jerusalém, cidade santa; para os incircuncisos e os impuros não mais entrará em ti" (Isaías 52:1).

E "os filhos dos vossos opressores virão a prostrar-se diante de ti; todos os que te desprezam se prostrarão aos teus pés, e te chamarão a cidade do Senhor, a Sião do Santo de Israel" (Isaías 60:14).