Babilônia atualmente está localizada na região chamada de Iraque, perto da moderna cidade de Hilla e na margem oriental do rio Eufrates. Babilônia foi uma das várias cidades-estados da Mesopotâmia.

Babilônia também aparece com destaque nos livros bíblicos de Daniel, Jeremias e Isaías, dentre outros, e de forma mais notável, no Livro do Apocalipse. Foram essas referências bíblicas que despertaram o interesse da Arqueologia na Mesopotâmia.

Além da reputação pecaminosa dada pela Bíblia, a cidade também é conhecida por suas paredes e edifícios impressionantes, pela formação de um código de direito que é anterior à Lei Mosaica (Código de Hammurabi) e pelos Jardins Suspensos da Babilônia, que foram citados por Heródoto como uma das Sete Maravilhas do mundo.

Localização da Babilônia no mapa

Babilônia nos dias atuais
Localização da Babilônia

Babilônia (cidade) está localizada a aproximadamente 65 a 80 quilômetros ao sul da atual Bagdá, e 480 quilômetros ao sul da Golfo Pérsico. Seu nome deriva do acádio babilu que significa “porta de Deus”. Após tornar-se a capital do Império Babilónico, o nome foi usado no Antigo Testamento para designar tanto a cidade quanto o país.

Babilônia (país) está situada na planície entre os rios Tigre e Eufrates, na extremidade leste do Crescente Fértil na Ásia Ocidental. Com aproximadamente 65 quilômetros de extensão, ela abrange aproximadamente 20.000 quilômetros quadrados. A cidade da Babilônia era a sua capital, e o país era chamado de “terra de Sinar” (Gênesis 10:10; 11:2; Isaías 11:11) e de “terra dos caldeus” (Jeremias 24:5; 25:12; Ezequiel 12:13). Ela faz fronteira ao norte com a Assíria; a leste, com as planícies ao pé dos montes Zagros; ao sul, com o Golfo Pérsico e, a oeste, com o Deserto Árabe, do qual está separada apenas por uma estreita faixa.

O clima de Babilônia

O clima é extremamente quente no verão. A temporada de chuva continua de novembro a fevereiro, mas a soma de toda a chuva durante estes meses é inferior a 250 milímetros. A fertilidade do solo era fantástica. Duas colheitas a cada ano e colheitas de 50 a 100 vezes o número de sementes plantadas não eram fatos desconhecidos na antiguidade.

Cidade de Nabucodonosor

A Babilônia de Nabucodonosor era enorme, cobrindo uma área de cerca de 900 hectares. Portanto, era a maior cidade na região do Mediterrâneo até a Roma Imperial. A cidade estava dentro de um grande triângulo medindo 2285 x 4 x 4,5 quilômetros, com uma borda formada pela margem do rio Eufrates e os outros lados compostos de paredes.