Naamã foi comandante do exército de Ben-Hadade, rei da Síria. Foi curado de lepra quando mergulhou sete vezes no rio Jordão, em obediência à palavra do Profeta Eliseu.

A história de Naamã é contada no livro de 2 Reis 5:1-27. Ele era um grande general do exército da Síria, um homem de muito respeito, pois por ele o SENHOR deu livramento aos sírios, um herói valoroso, porém leproso. A lepra era uma doença incurável e quem era infectado estava condenado à morte. A pessoa infectada deveria se afastar da cidade para não causar uma epidemia.

Uma esperança para Naamã

Certa vez saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou a serviço da mulher de Naamã. Essa menina falou à esposa de Naamã que se ele estivesse diante do profeta que estava em Samaria, seria restaurado de sua lepra. Quando Naamã soube, informou ao rei da Síria e ele prontamente enviou uma carta e vários presentes valiosos ao Rei de Israel. A carta pedia para o Rei de Israel curar a lepra de Naamã. Quando o rei leu a carta rasgou as suas vestes, e disse: “Por acaso sou Deus, capaz de conceder vida ou morte? Por que este homem me envia alguém para que eu o cure da lepra? Vejam como ele procura um motivo para se desentender comigo! (2 Reis 5:7).

Quando Eliseu soube que o rei havia rasgado as vestes, pediu que lhe enviasse Naamã para que ele soubesse que havia profeta em Israel. Então, Naamã foi e parou em frente à porta da casa de Eliseu. O profeta não saiu de casa, mas enviou um mensageiro, que disse: “Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado". Contudo, ele ficou indignado pois acreditava que o profeta Eliseu iria sair da sua casa, invocar o Deus de Israel e passar a mão sobre a enfermidade e ele seria curado imediatamente. Além disso, reclamou que os rios de sua terra eram melhores do que os de Israel.

Deus cura a lepra

Apesar de sua indignação, seus servos o convenceram a obedecer o profeta. Ele desceu e mergulhou no Rio Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus e foi curado, sua pele ficou como a pele de um menino.

A cura de Naamã teve como propósito demonstrar que Deus era maior que as divindades da Síria. É possível supor que ele procurou primeiro a ajuda dos deuses sírios mas não foi curado e por isso buscou ajuda de Eliseu, o profeta do Deus de Israel.

Veja a aqui quem foi o profeta Eliseu

O que a história de Naamã representa para nós?

A história desse homem revela a providência de Deus, o seu poder e a sua graça redentora. Demonstra assim, que a graça de Deus e a salvação não se limitam a Israel, mas a todos, israelitas e não-israelitas. Deus quer que todos saibam que Ele é o verdadeiro Deus.

Naamã obedeceu à ordem do profeta. Para receber o milagre foi necessário Naamã crer na palavra de Eliseu. Ele creu e teve sua saúde restaurada. É fundamental acreditar na palavra de Deus e dos seus profetas.

A vida de Naamã foi totalmente transformada. Naamã não apenas recebeu a cura, mas creu e voltou para casa sabendo que existe um verdadeiro Deus em Israel.