O amor Ágape é o amor de Deus. Não se refere a qualquer tipo de amor, como o cantado em músicas ou declarado em poemas chegando até ser confundido com a paixão e com outros sentimentos. O amor de Deus é diferente do amor do mundo, pois ele é sacrificial, abnegado e incondicional.

A palavra grega, agápē e suas variações são encontradas 106 vezes em todo o Novo Testamento, com maior uso em 1 João.

Significado e explicação do amor Ágape

Ágape é a forma mais elevada de amor, ele excede todos os demais tipos de amor, pois sempre está disposto a amar sem reservas mesmo aqueles que são indignos e inferiores. Por isso ele é definido como o amor de Deus pelo homem.

O Ladrão na cruz havia passado toda a sua vida em pecado, mas nos seus momentos finais se arrependeu. Pediu a Jesus para lembrar dele quando chegasse no seu reino, então, ouviu da boca do Mestre uma resposta amorosa afirmando que naquele mesmo dia ele estaria com Ele no paraíso. Foi aceito pelo Senhor Jesus sem poder oferecer nada em troca. (Lucas 23:43).

A importância do amor Ágape para a humanidade

O amor Ágape é contra a vontade humana, pois oferece bondade e dedicação a outra pessoa sem esperar uma recompensa. Tal sentimento contrapõe ao sentimento humano porque mesmo que esse motive a prática das mesmas ações, visa, no entanto, a retribuição de alguma forma, quer seja de forma material, promoção de uma imagem caridosa ou outros atributos diante da sociedade.

Em época de campanha eleitoral, por exemplo, os políticos precisam de votos e alguns forjam, muitas vezes, uma aproximação e fingem uma falsa caridade indo à casa das pessoas mais carentes ouvir suas dificuldades ou fazer algo pelas mesmas. Apesar de aparentemente parecer um ato bondoso, uma reflexão um pouco mais apurada mostrará que tudo isso visa unicamente ganhar o voto daquelas pessoas e promover sua imagem diante do público em geral. Ou seja, quando faz o bem a outra pessoa, pensa em uma compensação e isso vai em oposição ao amor Ágape.

Através do amor Ágape, as vontades carnais são suprimidas. Dessa forma, a pessoa passa a viver à maneira de Deus, praticando a compaixão, ajudando as pessoas que não podem dar retorno nenhum, ou até mesmo retribuir o mal com o bem.

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros".

João 13:34,35

Seguindo o exemplo de Cristo o homem pode vivenciar o que está escrito na Bíblia Sagrada em (Gálatas 2:20) “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”.

Conheça mais sobre os 4 tipos de amor na Bíblia

A recomendação de Jesus

Em diversas passagens bíblicas Jesus incentiva a prática desse amor:

João 13:34-35: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”.

João 15:12-13: “O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”.

1 João 4:18: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor”.

Deus trabalha na vida das pessoas para que elas vivam plenamente o amor Ágape, como Cristãos (pequenos Cristos) amando as pessoas incondicionalmente. Mesmo que alguém busque o seu mal, o cristão deve ajudá-lo e apresentá-lo em oração para que ele se converta de seus maus caminhos, isso não quer dizer que o cristão deve procurar sofrer opressões, mas que genuinamente deve buscar a prática do amor com o qual Jesus ama a humanidade, o amor Ágape.

Versículos sobre o amor

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.

1 João 4:8

Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

João 17:23

Todas as vossas coisas sejam feitas com amor.

1 Coríntios 16:14

Outros tipos de amor na Bíblia

  • Eros é a palavra para amor sensual ou romântico.
  • Filia significa amor fraternal ou amizade.
  • Storge descreve o amor entre os membros da família.