Versículos bíblicos sobre Morcegos

Morcegos são mamíferos voadores e representam um quarto das espécies de mamíferos do mundo, têm o corpo coberto de pêlos e amamentam seus filhotes. Possuem olfato, paladar e audição aguçados. O morcego emite ondas ultrassônicas pela boca ou narinas, elas batem nos obstáculos e voltam na forma de eco. Ele capta esses sons e assim se orienta. Algumas espécies se alimentam de folhas, frutos e sementes, já os hematófagos se alimentam de sangue.

A Bíblia os identifica com outros seres alados. Abrigam-se nas cavernas, fendas, cavidades das árvores e telhados de casas e edifícios. Nas áreas mais frias, hibernam ou migram. A posição normal de descanso do morcego é pendente de cabeça para baixo. Morcegos "nadam" através do ar em vez de voar porque se movem com as pernas tão bem quanto com as asas.

Oito variedades de morcegos são conhecidas na Terra Santa. Uma delas, o morcego pequeno marrom, é comum no mundo todo. Come insetos e é mais abundante do que qualquer outro mamífero na terra. Os morcegos marrons são em sua maioria habitantes de cavernas. As fêmeas formam uma colônia de maternidade que pode chegar a dez mil filhotes.

Os morcegos encontrados na Terra Santa variam de porte indo desde o tamanho de um camundongo até ao de um rato. A espécie maior tem mais de 50cm de envergadura de asas. Também se encontram lá os morcegos de cara fendida que são insetívoros e ficam alojados em grupos de 6 a 20.

O morcego, nas Escrituras, é considerado um animal impuro (Levítico 11:19; Deuteronômio 14:18) e é também um símbolo de devastação (Isaías 2:20, 21).

Textos bíblicos que mencionam morcegos

E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.

Levítico 11:19

E a cegonha, e a garça, segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.

Deuteronômio 14:18

Naquele dia o homem lançará às toupeiras e aos morcegos os seus ídolos de prata, e os seus ídolos de ouro, que fizeram para diante deles se prostrarem. E entrarão nas fendas das rochas, e nas cavernas das penhas, por causa do terror do SENHOR, e da glória da sua majestade, quando ele se levantar para abalar terrivelmente a terra.

Isaías 2:20-21