O Salmo 41, também conhecido como "Salmo de Davi" é dedicado ao "cantor-mor". Ele é, em sua maior parte, um salmo de lamentação, mas na verdade, trata de uma variedade de assuntos como o valor da caridade, a compaixão pelos necessitados, a penitência pelo pecado, a opressão dos inimigos, a traição dos amigos e a oração por cura.

Esse Salmo 41 também expressa o cuidado especial de Deus com os fracos e indefesos e como Ele abençoa àqueles que demonstram compaixão pelos necessitados.

Estudo sobre os Versículos 1 a 3 do Salmo 41

Bem aventurado é aquele que atende ao pobre

Os versículos 1, 2 e 3 expõem o princípio: "Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia" (Mateus 5:7). Ao demonstrar a mesma compaixão de Deus pelos necessitados, o homem está apto a orar com confiança para Deus, e assim, Ele o livrará nas dificuldades (v.1), o guardará do mal (v.2), abençoará sua vidas (v.2), aniquilará o poder de Satanás e dos inimigos (V. 2) e concederá sua presença e cura.

Esses versículos também descrevem a bem-aventurança daqueles que têm compaixão e cuidado pelo pobre. Davi provavelmente estava fazendo uma reflexão sobre a sua própria atitude em relação àqueles que precisavam de ajuda. As recompensas de Deus para quem demonstra amor aos necessitados são: Libertação, preservação, bênção e renovo.

Estudo sobre os Versículos 4 a 9 do Salmo 41

Há duas partes nessa seção, e cada uma delas contrasta o tratamento que o salmista recebeu em sua hora de necessidade, com o tratamento que ele deu aos outros. Os versículos 4 a 6 descrevem um tempo de doença, oração pela cura e confissão do pecado.

Davi revela que seus inimigos se alegravam com a sua enfermidade e aguardavam, com expectativa, a sua morte. Mesmo aqueles que foram vê-lo, fingindo estar preocupados, disseram coisas vãs, com falsidades e hipocrisia.

A segunda parte mostra uma narrativa de traição, pois começou contra Davi uma "campanha de cochichos". Alguns "amigos" de Davi imaginavam o mal dizendo que uma doença o pegou, por isso estava deitado e não levantaria mais. Outros "amigos" íntimos de Davi, que comiam do seu pão, levantaram-se também contra ele.

Estudo sobre os Versículos 10 ao 13 do Salmo 41

O clamor e a confiança de Davi em Deus

Encontramos uma oração e uma expressão de fé no final desse Salmo. O salmista ora por cura e expressa de forma incomum o desejo de castigo aos malfeitores. Geralmente, a vingança é deixada para Deus. No entanto, se o pano de fundo desse salmo é a revolta de Absalão, Davi, como rei, poderia sentir como seu dever administrar justiça àqueles que o traíam.

Davi ansiava por misericórdia para si mesmo, mas não para seus inimigos, com exceção de seu filho Absalão (2 Samuel 18:5). Isso porque seus inimigos, especialmente Absalão, haviam traído o rei escolhido por Deus.

Contudo, não se tratava de uma vingança pessoal da parte de Davi, mas sim de uma preocupação com o futuro de Israel como nação e da dinastia davídica. Como governante da terra, Davi empunhava a espada da justiça.

Acima de tudo, Davi desejava agradar a Deus. Estava certo de que Deus o sararia, restauraria ao trono e trataria daqueles que haviam se voltado contra ele. Também tinha certeza de que, um dia, estaria na presença do Senhor e lhe serviria em seus átrios sagrados no céu para sempre.