Romanos 3

  • 1
    Qual é pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
  • 2
    Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.
  • 3
    Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus?
  • 4
    De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, E venças quando fores julgado.
  • 5
    E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.)
  • 6
    De maneira nenhuma; de outro modo, como julgará Deus o mundo?
  • 7
    Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus para glória sua, por que sou eu ainda julgado também como pecador?
  • 8
    E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.
  • 9
    Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;
  • 10
    Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer.
  • 11
    Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus.
  • 12
    Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
  • 13
    A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;
  • 14
    Cuja boca está cheia de maldição e amargura.
  • 15
    Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.
  • 16
    Em seus caminhos há destruição e miséria;
  • 17
    E não conheceram o caminho da paz.
  • 18
    Não há temor de Deus diante de seus olhos.
  • 19
    Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus.
  • 20
    Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
  • 21
    Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas;
  • 22
    Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
  • 23
    Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
  • 24
    Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
  • 25
    Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;
  • 26
    Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.
  • 27
    Onde está logo a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé.
  • 28
    Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.
  • 29
    É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
  • 30
    Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão.
  • 31
    Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.